Lembranças de um futuro bom

Compartilhe este post

Meio no estilo Herbert Viana  “eu hoje joguei tanta coisa fora“…. O problema é que remexer no passado é sempre um risco. Sem querer, me encontrei com umas anotações em caderninhos de 2005, 2006 e senti muita, muita saudade. Ali estavam escritas as primeiras impressões sobre um objeto de pesquisa que me persegue até hoje – o infográfico – e muitas das considerações dos membros pioneiros do NUPEJOC. Eles eram todos voluntários no início e, durante meses, nenhum deles ganhava qualquer bolsa.  A gente nem tinha sala para se reunir, mas havia em todos tanta determinação, tanto entusiasmo… Eram pessoas que queriam aprender, mesmo, que queriam fazer daquele tempo na faculdade algo produtivo, integralmente e com um bom humor impressionante.

Passamos bons tempos juntos, depois cada um pegou seu rumo, outros ainda prometem voltar para continuar seus estudos – na Pós -, todos deixaram saudades – alguns, além disto, conceitos. O Felipe Mendes dia destes voltou para visitar o grupo – agora formado por pessoas que não são de sua época. O André Vendrami promete uma visita para breve. A Mayara Rinaldi ensaia a sua volta enquanto publica matérias no DC que vira-e-mexe trazem infografias. Todos renovam todo dia a minha certeza de que investir na pesquisa aplicada, na formação, vale a pena, apesar de tantos percalços e de alguns representantes das gerações mais novas, muitas vezes, não darem o menor valor a nada disto – porque, afinal de contas, argumentam, a bolsa de estágio é praticamente o dobro de uma PIBIC e pesquisa serve para quê, mesmo ?

Universidade é – ou deveria ser – lugar para se buscar e construir conhecimento. Hoje o NUPEJOC tem três bolsistas PIBIC, algo impensável no seu início, mestrando, bolsistas de extensão, verba para pesquisa, outra estrutura. Lembrar de quem um dia me fez  acreditar que isto seria possível é sempre um exercício saudável porque ajuda a enxergar melhor o presente e continuar construindo o futuro. A vida acadêmica é isto….

Deixe uma resposta